Sobre

Sejam bem-vindos ao Blog Saúde Brasil!

Trata-se do mesmo Blog Saúde com Dilma, já conhecido da maior parte de vocês.

O Blog Saúde com Dilma teve início no final de 2010, após a vitória de Dilma Roussef nas eleições presidenciais. Foi formado por iniciativa de vários militantes da saúde que, de alguma forma, pretendiam influenciar na escolha da presidenta eleita em relação a quem ocuparia o cargo de Ministro da Saúde.

Esse grupo de militantes reivindicava a indicação de um nome que fosse próximo e comprometido com o projeto da Reforma Sanitária Brasileira, com a garantia da Saúde como direito de cidadania, com a consolidação do Sistema Único de Saúde. Naquele momento, 3 nomes eram os mais citados entre esses militantes: Fausto Pereira dos Santos, Helvécio Magalhães e Alexandre Padilha.

A presidenta Dilma escolheu Alexandre Padilha como ministro da Saúde. Por sua vez, Padilha escolheu Helvécio para diretor da Secretaria de Atenção à Saúde (SAS) do Ministério, e Fausto para ser Assessor Especial do Ministro.

Um espaço de debates dos rumos do SUS no Brasil

Com a escolha e posse do novo ministério, esse grupo de militantes da saúde entendeu que seria interessante manter o espaço virtual criado, agora com a função de se tornar um espaço de debates dos rumos do SUS no Brasil. A ideia era um “Saúde com Dilma” com o sentido de “como vai a Saúde com Dilma presidenta?”.

Contando com a generosa participação de inúmeros colaboradores, de nomes consagrados da saúde coletiva no Brasil a militantes ainda menos conhecidos, o Blog passou a se constituir num local de encontro virtual, em uma referência para quem quiser entender e debater o que está acontecendo no setor saúde do país.

Iniciamos a experiência das Twitcams, que têm se mostrado uma ferramenta potente de aproximação entre os pensadores/formuladores/governantes e o público da área. Com textos próprios, de colaboradores e reprodução de notícias, atingimos um acervo de mais de 2500 posts!

Várias das pessoas que acessavam o Blog, contudo, questionavam seu nome. “Saúde com Dilma” dava uma ideia de um espaço governista, quando não de um espaço oficial. E o conteúdo plural e democrático que o Blog Saúde com Dilma foi constituindo não permitia mais, na visão de muitas pessoas, que se fizesse essa associação reducionista. Após alguns meses colhendo sugestões, fizemos uma enquete entre os participantes do Blog sobre a mudança do nome. Venceu o nome “Blog Saúde Brasil”.

Uma praça de debates sobre a saúde e o SUS

Após um atraso de 3 meses, finalmente a Equipe do Blog conseguiu colocar no ar o Blog Saúde Brasil. Além da alteração no nome e das novidades no visual e estrutura, nos move a perspectiva de consolidar esse espaço como uma Praça virtual – local de encontro e de diálogo entre as pessoas, movimentos e entidades que fazem o dia-a-dia da Saúde e do SUS nesse país.

Para tanto, além do Blog Saúde Brasil, oferecemos também a essas pessoas, movimentos e entidades a possibilidade de construir a Rede Saúde Brasil. Funcionando como uma rede social, traz a possibilidade de uma interação muito mais ampliada que a possibilidade de produzir / ler / comentar textos e vídeos. Traz a possibilidade concreta de se efetivar esse espaço como uma verdadeira Praça, local de encontro e de articulação entre todos esses atores que lutam cotidianamente para compreender / transformar a Saúde no Brasil.

Fica, então, o convite. Vamos construir juntos o Blog e a Rede Saúde Brasil?